Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo dentro de casa: crianças se machucam com certa frequência. Nas férias, a incidência fica ainda maior. Só que nem sempre tratam-se apenas de pequenos ralados. As lesões nos olhos estão entre as principais causas de problema entre os mais novos.
Estima-se que cerca de 50% dessas lesões acontecem durante atividades esportivas ou recreativas. A incidência reforça a necessidade de medidas preventivas e da atenção dos pais. De acordo com a oftalmologista Claudia Faria, do Hospital Israelita Albert Einstein, saber como agir rapidamente em situações de trauma ocular pode ser determinante para evitar danos permanentes à visão.
A importância da prevenção
Ainda que os acidentes oculares possam ocorrer de forma inesperada, a prevenção é essencial para proteger os olhos das crianças. A especialista destaca que os responsáveis devem ficar atentos aos ambientes e aos objetos com os quais as crianças interagem, sobretudo nas férias.
“A utilização de óculos de proteção para determinadas atividades esportivas e a supervisão de brincadeiras que envolvem objetos potencialmente perigosos são medidas que podem evitar a maior parte dos acidentes”, orienta a oftalmologista.
Mín. 19° Máx. 32°