A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) anunciou que, em 2024, foram captados 36 órgãos para transplante, por meio da Central Estadual de Transplantes. Entre janeiro e dezembro, a captação envolveu 4 corações, 10 fígados e 22 rins, além de 552 córneas, com a realização de 417 transplantes de córneas no Estado.
Esses órgãos beneficiaram não apenas pacientes em Mato Grosso, mas também pessoas em outros sete estados brasileiros: Distrito Federal, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná. O processo de captação e transplante é coordenado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza todo o procedimento, desde o aceite da família até a compatibilidade do órgão.
Gilberto Figueiredo, secretário de Saúde de Mato Grosso, destacou a importância da captação de órgãos no Estado, que contribui para salvar vidas em diversas regiões do país. “As captações de órgãos realizadas em Mato Grosso salvam vidas em outros estados do Brasil e isso demonstra a grandiosidade do SUS. Todos os procedimentos são feitos pelo SUS, e ficamos muito felizes em ver Mato Grosso expandindo sua atuação na área de captação e transplante de órgãos”, afirmou Figueiredo.
Em 2024, outro avanço significativo foi o credenciamento do Hospital São Mateus, em Cuiabá, para a retomada dos transplantes renais no Estado. A unidade está atualmente na fase de construção da lista única de pessoas aptas a realizar o transplante renal em Mato Grosso.
Fabiana Bardi, secretária adjunta do Complexo Regulador da SES-MT, também destacou o trabalho de conscientização realizado pelas equipes da Central Estadual de Transplantes. "Investimos na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado, além de nos empenharmos na realização dos transplantes de córneas e na retomada dos transplantes renais", afirmou.
Atualmente, Mato Grosso realiza transplantes de córneas e tecidos. As instituições autorizadas a realizar esses procedimentos no Estado são: Hospital São Mateus (transplante renal), Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplantes de córneas), Instituto de Visão (transplantes de córneas) e Hospital de Olhos (transplantes de córneas).
Pacientes que necessitam de transplante de órgãos, como fígado ou coração, são encaminhados para unidades de saúde em outros estados, por meio do serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD), com o custeio das despesas de transporte, estadia e alimentação garantido pela SES-MT.
Esse esforço contínuo de Mato Grosso na área de captação e transplantes de órgãos é um reflexo da solidariedade e da eficiência do SUS, que garante que pacientes de todo o Brasil tenham acesso a tratamentos essenciais.
Mín. 19° Máx. 32°