A 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização teve início com atividades intensas no começo do mês de julho na região norte de Mato Grosso, contando com a presença de autoridades do Sistema Confea/Crea. O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese, e a vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), geóloga Daiane Brum, participaram da abertura das ações de fiscalização em Sinop.
As atividades começaram com uma visita técnica a uma empresa especializada em armazenagem e comercialização de grãos como soja, milho e algodão. Na sequência, foi realizada uma fiscalização na empresa Verde do Vale, que atua nesse setor estratégico para o agronegócio da região. Durante a ação, o presidente do Confea destacou a importância de fortalecer o relacionamento entre as empresas e o Sistema profissional.
“A fiscalização é nossa função legal. Se existe essa estrutura chamada Crea, é porque temos a obrigação de fiscalizar, conforme determina a lei. Mas nosso objetivo principal vai além disso: queremos estar próximos dos profissionais e das empresas, auxiliando na construção de um ambiente técnico mais seguro e eficiente”, afirmou Vinicius Marchese.
A equipe do Confea e do Crea-MT foi bem recebida pelos representantes da empresa, que explicaram suas atividades e sanaram dúvidas técnicas. Também participaram da visita a engenheira agrônoma Lys Sueli Barco, coordenadora da Câmara de Agronomia do Crea-MT, e Igor de Mendonça Fernandes, gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização do Confea.
Ainda pela manhã, os dirigentes se reuniram com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Jorge Muller, e com a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso da Silva.
No período da tarde, o presidente do Confea esteve na Inspetoria de Sinop, onde conversou com os 80 agentes fiscais envolvidos nesta edição da Força-Tarefa. Ele reforçou a necessidade de padronizar e elevar o nível das ações de fiscalização em todo o país.
“O Brasil é um país extenso e as realidades regionais são muito diferentes. Nossa meta é garantir que todos os Creas operem em um patamar técnico elevado, com eficiência e uniformidade nas ações fiscalizatórias”, pontuou.
Durante a visita, os fiscais tiveram espaço para esclarecer dúvidas técnicas e também foram a campo, acompanhando as operações em unidades armazenadoras de grãos. A agenda do dia foi encerrada com uma visita à sede da União das Entidades de Sinop (Unesin), onde o presidente do Confea e a vice-presidente do Crea-MT dialogaram com profissionais e representantes de entidades de classe.
A 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização seguirá até o final da semana, com ações concentradas nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. O foco principal da ação é intensificar a fiscalização de unidades armazenadoras de grãos, assegurando a conformidade com normas técnicas, segurança operacional e modernização dos processos.
Além de promover a padronização e o aperfeiçoamento técnico das atividades fiscalizatórias, a iniciativa busca reduzir riscos de perdas na produção, acidentes estruturais e impactos ambientais, ao mesmo tempo em que valoriza o papel da engenharia nacional no desenvolvimento do setor agroindustrial.
Mín. 20° Máx. 37°