Na última segunda-feira (23), o Governo de Mato Grosso anunciou um investimento de US$ 150 mil, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Funtur), para a campanha internacional “Safari for the Senses”. A iniciativa, em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, Embratur e a National Geographic, visa consolidar o Pantanal como um dos principais destinos de turismo de vida selvagem do mundo.
A campanha será veiculada nos canais oficiais da National Geographic e integra uma ampla estratégia internacional estruturada em quatro pilares: a recepção de jornalistas, influenciadores e operadores de turismo estrangeiros no Pantanal; a presença em feiras internacionais; a Galeria Visit Brasil, em Nova York, de 28 de outubro a 1º de novembro; e a produção de conteúdo proprietário com foco sensorial — visão, audição, tato e emoção — sobre o bioma pantaneiro.
Durante a apresentação do projeto, o diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou que os mercados-alvo da campanha são Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França e Austrália — regiões onde o Brasil concorre com destinos africanos de safári e com países voltados ao ecoturismo, como Costa Rica e Indonésia.
“A África do Sul é nosso maior concorrente nesse segmento, mas o Pantanal possui diferenciais únicos. Com a National Geographic produzindo conteúdo exclusivo, alcançaremos milhões com uma campanha sensorial e estratégica em uma galeria exclusiva em Nova York”, afirmou Reis. O conteúdo está sendo produzido pelo fotógrafo e influenciador Filipe DeAndrade, que percorre o Pantanal registrando a experiência para o público global da @natgeo, com 280 milhões de seguidores no Instagram.
A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, celebrou o lançamento como um marco decisivo para o turismo no Estado. “É uma ação estratégica com alcance global, que posiciona o Pantanal no centro do turismo internacional de natureza. É uma campanha estruturada e com parceiros de credibilidade internacional”, disse.
O diretor técnico do Sebrae-MT, André Schelini, reforçou que o projeto está alinhado com o plano estadual de turismo, visando transformar o Pantanal em um destino de safári com alto valor agregado. “Queremos entrar com força no mercado norte-americano, oferecendo experiências autênticas e sustentáveis”, declarou.
Já o presidente do SHRBS-MT, Luis Carlos Nigro, destacou os benefícios da união com Mato Grosso do Sul. “Trabalhar como bloco turístico reduz custos e amplia o alcance. É um sonho antigo sendo realizado”, afirmou.
A campanha “Safari for the Senses” também será uma das atrações principais da Galeria Visit Brasil, em Nova York. Durante o evento, Filipe DeAndrade apresentará um talk show exclusivo sobre sua expedição, reforçando a promoção internacional do Pantanal como símbolo de um Brasil sustentável.
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