Durante a cerimônia de premiação do programa Imuniza Mais MT, realizada nesta quinta-feira (20), o promotor de Justiça Milton Mattos, que atua na área da Saúde, reafirmou que a imunização da população é uma prioridade no Estado de Mato Grosso e entre os órgãos públicos.
Mattos destacou o papel essencial do Ministério Público no fortalecimento das políticas de vacinação. “Todos os promotores de Justiça desse Estado têm o dever de trabalhar em prol da imunização, de fortalecer, fiscalizar e ser parceiro dos secretários e dos prefeitos para ajudar de alguma forma nesse processo de imunização. A população quer que o Ministério Público atue na saúde, as pessoas precisam de saúde”, afirmou.
O evento premiou 31 municípios mato-grossenses que apresentaram os melhores desempenhos no programa Imuniza Mais MT, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Para o promotor, a iniciativa não apenas reconhece os avanços, como também estimula os demais municípios a buscarem melhores resultados. “Aqueles municípios que não estão na premiação podem se sentir motivados a melhorar sua cobertura vacinal”, reforçou.
Mattos elogiou o caráter contínuo do programa e destacou que a imunização e a Atenção Básica à Saúde estão entre as prioridades estratégicas do Ministério Público. Ele também citou estudos que evidenciam o papel fundamental do Agente Comunitário de Saúde na retomada das coberturas vacinais.
“Esses trabalhadores fazem campanha de vacinação nos fins de semana, nas escolas, nas empresas, nas aldeias. É difícil dizer não para um agente comunitário de saúde que vai na sua casa e fala ‘o senhor poderia levar seu filho para vacinar?’. Esses profissionais, que trabalham no sol, dia a dia, têm o respeito com certeza do Ministério Público”, concluiu.
O Imuniza Mais MT busca fortalecer as ações de vacinação no Estado, promovendo a valorização de boas práticas e a ampliação da cobertura vacinal nos municípios mato-grossenses.
Mín. 23° Máx. 37°