O comércio de rua e de shopping centers em Cuiabá e Várzea Grande poderá operar normalmente no feriado do Dia da Consciência Negra, que ocorrerá na próxima quarta-feira (20). No entanto, as repartições públicas estarão fechadas.
Embora o comércio possa abrir, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Cuiabá e Várzea Grande, os empregadores que decidirem abrir suas lojas deverão remunerar os funcionários com o pagamento das horas extras em dobro, além da comissão de vendas.
Os órgãos públicos e as agências bancárias não funcionarão no feriado, mas serviços essenciais como saúde, segurança pública e coleta de lixo estarão em operação. Contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês com vencimento na data, poderão ser quitadas no próximo dia útil após o feriado.
Este 20 de novembro marca a primeira vez que o Dia da Consciência Negra é reconhecido como feriado nacional. Anteriormente, a data já era celebrada em seis estados, incluindo Mato Grosso. A Lei nº 14.759/2023, sancionada pelo presidente Lula, institui oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional.
Quanto aos órgãos públicos estaduais e municipais, também não haverá expediente nesta data, mas os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente.
Em relação aos bancos, as agências estarão fechadas no feriado, mas os caixas eletrônicos seguirão operando.
Mín. 23° Máx. 37°