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Educação que transforma: Senai MT certifica 86 estudantes indígenas em Juína

Lonarese Xohikwa Enawene, um dos alunos certificados, destacou a importância da formação e o impacto da tecnologia no fortalecimento da educação indígena.

21/10/2025 às 20h44
Por: Redação Fonte: Da assessoria
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Educação que transforma: Senai MT certifica 86 estudantes indígenas em Juína

O sol ainda nascia quando a aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa começou a se enfeitar. Vestimentas tradicionais, colares artesanais e uniformes azuis do Senai MT se misturavam em um mesmo cenário: o da celebração do aprendizado. Nesta terça-feira (21.10), a comunidade indígena Enawenê-Nawê, distante 160 quilômetros do município de Juína, viveu um momento histórico com a cerimônia de certificação de 86 alunos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em parceria com programas do Governo de Mato Grosso.

A manhã começou com uma dança tradicional na Escola Estadual Indígena Enawenê-Nawê símbolo da força cultural e da identidade do povo, que aprendeu a conciliar o saber ancestral com o conhecimento técnico. Os alunos, agora certificados, concluíram os cursos de Operador de Computador e Assistente Administrativo com Informática realizados na própria comunidade, por meio do programa SER Família Capacita da Setasc, com apoio da Seduc-MT.

Lonarese Xohikwa Enawene, um dos alunos certificados, destacou a importância da formação e o impacto da tecnologia no fortalecimento da educação indígena.

“Morar na aldeia e participar desse curso foi uma experiência muito importante pra mim. Em apenas três meses aprendi muito, adquiri novos conhecimentos e percebi como a tecnologia pode fortalecer nossa cultura e nossa formação. Como acadêmico e professor de línguas indígenas, vejo que esses aprendizados ajudam não só no meu crescimento, mas também na formação das futuras gerações. A tecnologia é uma ferramenta essencial que nos permite registrar nossa memória, nossos saberes e nossa história”, pontuou.

A coordenadora de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Marcela Barbosa, destacou que o principal objetivo do projeto é ampliar o acesso à educação profissional, levando oportunidades de qualificação até os locais mais distantes, como as comunidades indígenas.

 “Nosso propósito é expandir a qualificação, chegando a todos os cantos do estado, inclusive em lugares de difícil acesso. É muito gratificante poder levar conhecimento para quem realmente precisa. Esse é o principal objetivo do projeto: promover o acesso à educação profissional em 142 municípios. E tudo isso só é possível graças à parceria com o Senai, que tem sido fundamental para tornar essa realização gratuita e acessível a tantas pessoas”, reforça.

As mulheres da aldeia, em geral, têm mais dificuldade com a língua portuguesa e, por isso, enfrentam maiores desafios no aprendizado. A formação abriu espaço para que muitas jovens pudessem ampliar seus conhecimentos. A estudante do Ensino Médio, Menakalose Enawenero, agradeceu a oportunidade de participar do curso.

 “Agradeço muito pelo curso e por ter recebido o certificado. Aprendi muita coisa e, mesmo tendo dificuldade no início, fico muito grata pela oportunidade. Tenho certeza de que vou utilizar esse conhecimento e continuar nessa jornada de aprendizado”, destacou a estudante.

 

A diretora regional de Educação de Juína, Janaina Scamparini, também ressaltou a importância da parceria e a transformação que a educação está promovendo na comunidade.

“Estamos muito felizes com a parceria do Senai, que tem possibilitado cursos e aprendizado para a comunidade Enawenê-Nawê. É um povo de recente contato, e a escola foi inaugurada há pouco tempo. É emocionante ver o entusiasmo dos estudantes e o quanto a educação transforma suas vidas. Agradecemos à primeira-dama Virginia Mendes, ao secretário Alan Porto e ao governador Mauro Mendes pelo investimento e apoio que tornam isso possível”, afirmou.

A entrega dos certificados reuniu alunos, professores e representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Assistência Social de Juína e membros da comunidade. A realização dos cursos representa um marco na aproximação entre o conhecimento técnico e o saber tradicional, valorizando a autonomia e o protagonismo indígena no desenvolvimento regional.

Com o propósito de levar formação profissional a regiões de difícil acesso, o Senai Mato Grosso tem ampliado sua presença por meio do programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. A iniciativa oferece cursos gratuitos voltados a comunidades em situação de vulnerabilidade social,entre elas, aldeias indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Desde 2023, apenas em aldeias indígenas, o programa já capacitou 353 pessoas em 19 turmas, realizadas em municípios como Rondolândia, Apiacás, Campinápolis, Porto Esperidião, Peixoto de Azevedo, Brasnorte, Paranatinga e Juína.

De acordo com o Observatório de Mato Grosso, entre os municípios atendidos, Juína se destaca nacionalmente pela concentração de terras indígenas. Ao todo, são sete territórios demarcados, o que coloca o município na 23ª posição do país em número de áreas e na 16ª em extensão territorial indígena, representando 1,4% do total nacional.

Entre as etnias locais, o povo Enawenê-Nawê é reconhecido por sua forte preservação cultural e organização social. Com população de 1.500 pessoas, o grupo mantém práticas tradicionais ligadas aos rios Iquê e Canoas, preserva sua língua própria e sustenta modos de vida baseados na pesca, agricultura e artesanato.

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