Pequenos, médios e grandes produtores rurais poderão ser beneficiados com um programa a ser lançado, nesta segunda-feira (11.08) pelas instituições de ensino superior de Mato Grosso. Trata-se do projeto ““Conexão para Inovação em Mato Grosso: Sistemas Agroalimentares Sustentáveis”, possível por meio da alocação da emenda parlamentar do senador Welligton Fagundes junto ao MCTI (Ministério de Ciência e Tecnologia).
O projeto visa a aproximação das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) de Mato Grosso ao setor produtivo e dos sistemas agroalimentares sustentáveis (agricultura, agroindústria, agronegócios, pecuária, infraestrutura e logística, serviços e outros) para promover o desenvolvimento por meio da inovação e do empreendedorismo, identificando demandas e incentivando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico voltados à agricultura familiar, infraestrutura e logística, preservação ambiental, segurança alimentar e nutricional.
Em outras palavras, vai aproximar ciência e produção para melhorar a produtividade, aumentar a renda local, promover a inclusão de acordo com as vocações de cada região do Estado.
Como funciona:
São oito audiências (Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Juara, Barra do Garças e Rondonópolis) onde serão levantadas as demandas dos pequenos, médios e grandes atores do agro. Essas demandas serão recepcionadas como um desafio no sentido de propor soluções – tarefa que estará à cargo de alunos e professores das quatro instituições de ensino (IFMT, UFMT, UFR e Unemat).
A coordenação é do IFMT e a realização envolve ainda a CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O lançamento está marcado para as 09 horas, no auditório do IFMT (avenida Filinto Muller, 953 – Quilombo).
Mín. 18° Máx. 29°