O governador Mauro Mendes entregou nesta segunda-feira (7), em Várzea Grande, 125 unidades habitacionais populares a famílias de baixa renda, como parte do programa SER Família Habitação. A solenidade ocorreu nos empreendimentos Maranhão 2, América Residence e Residencial Viena, todos localizados no bairro Novo Mundo.
Durante o evento, Mendes destacou a importância do apoio financeiro do Governo do Estado para custear a entrada dos imóveis, o que, segundo ele, tem possibilitado a realização do “sonho mais importante” de muitas famílias: a conquista da casa própria.
“Um dos grandes focos do nosso governo é viabilizar essas casas populares. E nós vamos continuar prestando esse serviço, porque isso é uma forma de ajudar as pessoas a realizar o maior e o mais relevante sonho que uma família pode ter, que é conquistar a sua casa própria”, afirmou o governador.
As moradias foram viabilizadas por meio de uma parceria entre o Governo do Estado (via programa SER Família Habitação), o município de Várzea Grande e o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. O subsídio estadual chegou a até R$ 20 mil por unidade habitacional, com o objetivo de ajudar no pagamento da entrada. Ao todo, mais de 11 mil famílias já foram beneficiadas com o aporte desde o início do programa.
“Sabemos que uma das maiores dificuldades na hora de comprar a casa é a questão da entrada. Muitas famílias até possuem condições de pagar a parcela, porque já pagam aluguel, mas não conseguem fazer sobrar dinheiro para a entrada. Então nós ajudamos justamente nisso, destravando essa etapa e facilitando todo o processo para essas famílias”, explicou Mendes.
Em tom emocionado, o governador lembrou de sua própria trajetória e das dificuldades enfrentadas no início da vida adulta. “Quando eu e a Virginia começamos a construir nossa vida, eu morava de favor na casa da minha sogra. Então foi uma grande alegria conquistar a nossa primeira casinha. É muito bom você conquistar a sua casa, onde você vai ter ali a oportunidade de continuar uma vida, construir uma família, e poder ampliar e deixar do seu jeito. Isso traz dignidade”, relatou.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo; da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti; do deputado estadual Diego Guimarães; do secretário de Estado de Segurança Pública em exercício, Heverton Mourett; do presidente da MT Par, Wener Santos; além de outras autoridades locais.
Mín. 20° Máx. 37°