Com o intuito de promover o desenvolvimento da região de fronteira e estreitar as relações institucionais do Brasil com a Bolívia, representantes do poder público, instituições privadas, sociedade e do terceiro setor se reuniram, nesta terça-feira (24.06), na cidade de San Matías, para o lançamento do programa ‘Líder de Fronteira – Terra de Oportunidades’.
Idealizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), o programa prevê o fortalecimento econômico e a geração de oportunidades para nove municípios da região da fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia.
A união entre os integrantes da agenda ‘Líder de Fronteira’ da Região Oeste formalizou 14 estratégias dentro de quatro eixos: agronegócios, turismo, indústria, comércio e serviços. A visita a San Matías faz parte das ações de integração entre os representantes dos países.
“A vinda a San Matías foi um convite das lideranças políticas bolivianas para lançarmos a agenda do Líder de Fronteira no município. Já lançamos o programa também em Cáceres e em Pontes e Lacerda. Em breve lançaremos também em San Ignácio [Bolívia] e no decorrer das atividades serão realizados diversos encontros em todas as cidades atendidas. Essa integração é importante para o fortalecimento das relações em busca dos objetivos traçados entre os dois países”, enfatizou a gerente da Regional Sudoeste do Sebrae/MT, Cirlene Espicaski.
Entre os municípios que compõem o ‘Líder de Fronteira’, sete são mato-grossenses: Cáceres, Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Estão contemplados pelo lado da Bolívia as cidades de San Ignácio de Velasco e San Matías. Outros dois municípios bolivianos, San Rafael e San Miguel, também solicitaram a participação no programa.
O cônsul da Bolívia em Cáceres, David Pérez Rapu, disse que a ação conjunta entre os países é importante para o desenvolvimento regional, e a parceria com o Sebrae/MT é sinônimo de acerto. “A atuação do Sebrae é fundamental para essa integração da fronteira. Estamos aprendendo a metodologia e vamos trabalhar firmemente para alcançar excelentes resultados. Esse programa nasceu recentemente, mas tenho certeza de que viverá para sempre”, pontuou.
O vice-governador da Província Angel Sandoval ao qual San Matias faz parte, Luís Miguel Carracedo, também enalteceu a parceria construída dentro do programa. “O líder de fronteira para nós é muito importante. A província tem cerca de 25 mil habitantes e somente em San Matías são 12 mil. São poucos habitantes, mas possuímos um território extenso e muito potencial econômico”.
Mín. 20° Máx. 37°