A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou nesta terça-feira (1º) a Operação Saldo Devedor, com o objetivo de combater crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão domiciliar em bairros da capital e de Várzea Grande.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Comarca de Cuiabá, com base em investigações iniciadas em 2020. De acordo com a Polícia Civil, os alvos fazem parte de um grupo criminoso especializado em fraudes virtuais, com movimentações financeiras ilícitas e uso indevido de contas bancárias. As ações do grupo teriam causado prejuízos a diversas vítimas, algumas ainda em processo de identificação.
As buscas foram realizadas simultaneamente nos bairros CPA III, CPA IV, Dom Aquino, Centro América e Village Flamboyant, em Cuiabá, e no bairro Mapim, em Várzea Grande. Em um dos endereços na capital, foi constatado furto de energia elétrica, o que resultou na prisão em flagrante de um dos suspeitos.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais considerados relevantes para a investigação. Todo o material será analisado e anexado ao inquérito policial.
Segundo o delegado responsável pela operação, Pablo Carneiro, os investigados ainda serão formalmente ouvidos, e as diligências seguem em andamento para aprofundar o esclarecimento dos fatos. “O nome da operação, Saldo Devedor, remete à ideia de que, mesmo após anos do cometimento dos crimes, os envolvidos agora terão que prestar contas à Justiça. A conta sempre chega”, afirmou o delegado.
A Polícia Civil reforça o compromisso com o combate a crimes cibernéticos e destaca a importância da denúncia para o desmantelamento de organizações criminosas.
Mín. 23° Máx. 37°