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Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá recua pelo quarto mês seguido, aponta pesquisa

A avaliação da renda atual também apresentou leve recuo: 53,8% dos entrevistados consideraram sua renda “melhor” em março, frente a 55,3% em fevereiro. Em contrapartida, a percepção negativa (“pior”) caiu de 19,1% para 17,01%.

25/03/2025 às 08h56
Por: Redação Fonte: Da assessoria
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Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá recua pelo quarto mês seguido, aponta pesquisa

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá voltou a registrar queda em março, marcando o quarto mês consecutivo de retração, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice caiu 2,1% em relação a fevereiro, atingindo 108,9 pontos. No acumulado dos três primeiros meses de 2025, a redução chega a 4,5%.

Apesar da tendência de retração no curto prazo, a análise anual ainda revela um cenário levemente positivo: o índice atual está 0,7 ponto acima do registrado em março de 2024.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o cenário econômico, tanto nacional quanto local, apresenta sinais de desaceleração no consumo, o que pode impactar negativamente o comércio regional. No comparativo com a média nacional, Cuiabá teve uma queda mais acentuada. No Brasil, o índice caiu 1,4% entre fevereiro e março, passando de 104,5 para 102,7 pontos.

Entre os subíndices que puxaram a retração em Cuiabá, destacam-se as quedas em “Momento para Duráveis” (-7,4%), “Perspectiva de Consumo” (-6,3%), “Nível de Consumo Atual” (-5,5%) e “Emprego Atual” (-2,3%). Por outro lado, o componente “Perspectiva Profissional” apresentou crescimento de 4,7% no período.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, esse aumento no indicador que mede a visão das famílias sobre o futuro profissional pode ser um sinal de recuperação à frente. “Mesmo com um declínio mais acentuado no consumo familiar na capital do que o verificado na média nacional, observou-se um aumento no índice de Perspectiva Profissional, que pode indicar um otimismo futuro, mas que ainda não reflete no consumo imediato das famílias”, analisa.

A avaliação da renda atual também apresentou leve recuo: 53,8% dos entrevistados consideraram sua renda “melhor” em março, frente a 55,3% em fevereiro. Em contrapartida, a percepção negativa (“pior”) caiu de 19,1% para 17,01%.

Um dos pontos de maior destaque da pesquisa foi a forte retração no subíndice “Momento para Duráveis”, refletindo a cautela das famílias em relação a compras de maior valor. “Essa queda sinaliza para uma mudança no comportamento de compra dos cuiabanos, uma vez que as famílias precisam focar os gastos em despesas obrigatórias que ocorrem todo início de ano”, explica Wenceslau Júnior.

O Sistema S do Comércio em Mato Grosso, que engloba Fecomércio, Sesc, Senac e IPF-MT, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é vinculada à CNC, liderada nacionalmente por José Roberto Tadros.

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