Variadas competições esportivas de diferentes modalidades ocorrem neste fim de semana com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A lista inclui campeonatos de Beach Tennis, atletismo, voleibol, corrida em trilha, kart, badminton e triathlon.
“Essa agenda repleta de eventos esportivos é mais um exemplo do comprometimento do Governo de Mato Grosso com o apoio à prática esportiva no Estado. Para nós da Secel, é uma satisfação fomentar o desenvolvimento das diversas modalidades esportivas, trazendo oportunidades aos atletas desde a base, além do lazer à população e ainda contribuir com a economia dos municípios que sediam esses eventos”, destaca o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, David Moura.
O maior evento mundial de Beach Tennis, o World Tour BT 400, está sendo sediado na Arena Beach Peak, em Cuiabá. De quinta a sábado (13 a 15.3), a partir das 9h30, atletas de renome mundial participam da competição que tem premiação total de cerca de R$ 200 mil, além de pontos no ranking mundial da modalidade.
Com entrada gratuita, a Arena Beach Peak conta com 11 quadras exclusivas para o torneio profissional, arquibancadas, praça de alimentação e playground. O World Tour BT 400 Cuiabá é uma realização da Storm Produções e Eventos, em parceria com a Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Mato-grossense de Tênis.
De sexta a domingo (14 a 16.3), a partir das 8h, o Torneio Início de Vôlei de Praia e Quadra dá o pontapé inicial de competições da modalidade na temporada 2025.
Os jogos são realizados nas quadras da AABB e em outros espaços da Capital mato-grossense. As disputas abrangem diferentes categorias, do sub-13 ao sub-21, tanto no masculino quanto no feminino.
Realizado pela Federação Mato-grossense de Voleibol, o Torneio Início serve como uma prévia para os campeonatos oficiais do calendário anual e promove a inclusão de jovens talentos do esporte.
Entre sexta e domingo (14 e 16.3), a partir das 17h, atletas de badminton competem na Etapa do Circuito Mato-Grossense Interclubes 2025, que ocorre no Ginásio Vicente Serafim de Almeida, em Tangará da Serra.
Organizado pela Federação Mato-grossense de Badminton, a competição abrange categorias de todas as idades, incluindo crianças e adultos com mais de 45 anos, e também atletas com deficiência.
Já o Campeonato Estadual de Atletismo sub-23 e sub-18 reúne atletas de todo o Estado no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. As disputas ocorrem no sábado (15.03), das 7h às 19h, com intervalo para almoço, e no domingo (16.03), das 8h às 12h.
Realizada pela Federação Mato-grossenses de Atletismo, a competição envolve variadas provas, como corridas rasas e com barreiras, saltos em distância e triplo, arremesso de peso, lançamentos de disco e de dardo, entre outras.
No sábado (15.3), às 07h30, o Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe a 1ª Etapa do Campeonato Regional de Kart. Promovida pela Federação de Automobilismo do Estado de Mato Grosso, a competição é a primeira realizada no Parque Novo Mato Grosso, que está sendo construído pelo Governo do Estado para ser o maior parque multieventos da América Latina.
No domingo (16.3), a partir das 6h, ocorre a corrida em trilha Ultramacho Poúro, com saída do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, em Santo Antonio de Leverger. Realizada em ambiente natural, em estradões de terra e trilhas, a competição abrange as distâncias de 6 km, 12 km e 21 km.
Outro evento esportivo que será realizado no domingo (16.3) é o Campeonato Mato-Grossense de Triathlon. Com largada às 6h15, na Chácara Bom Futuro, em Cuiabá, a competição conta com mais de 100 inscritos, representando 13 municípios.
O campeonato, em que cada atleta compete na natação, no ciclismo e na corrida, é uma realização da Federação Mato-Grossense de Triathlon. Para o presidente da instituição, Genilson Marques, o apoio da Secel eleva o nível do esporte em Mato Grosso.
“O apoio da Secel é fundamental para a realização de provas com estrutura e qualidade comparáveis a eventos nacionais. É um suporte que permite uma melhor organização do evento esportivo, facilitando a vida dos atletas que podem também se planejar melhor. E com um calendário organizado, há ainda outros impactos positivos, que movimentam setores diferentes, incluindo produção de medalhas, academias, serviços de assessoria esportiva, entre outros”, conclui Genilson.
O Complexo Arena Pantanal, que é gerido pelo Governo de Mato Grosso, recebe ainda outros dois eventos esportivos neste fim de semana.
Na Arena Pantanal ocorre a semifinal do campeonato mato-grossense de futebol, com o duelo entre Cuiabá e CEOV, no sábado (15), às 15h30. E o ginásio Aecim Tocantins sedia a Primeira Etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo, no sábado e domingo (15 e 16.3).
Mín. 20° Máx. 37°